sábado, 24 de dezembro de 2011

Tortinhas de Café by Donna Hay!

Feliz Natal! Hoje preparei, alias preparamos eu e meu marido, o almoço para o dia 25, pois aqui na Italia se comemora mais o almoço do dia 25 de dezembro do que a ceia da véspera de Natal como no Brasil (pelo menos a regiao em que vivemos), entao fizemos a nossa Lasagnette alla Bolognese como primeiro prato e um Rotolo di Vitello (o vitello é o boi novo, ou novilho) acompanhado de acelgas cozidas, que aqui se chama Bietola ou Costa (muito apreciada por aqui e que plantamos anualmente na nossa horta) como segundo prato. E como sobremesa o Tiramisù.
Bem, espero colocar aqui as receitas mais adiante, à parte o Tiramisù que ja postei, mas enquanto isso deixo aqui uma receitinha muito gostosa.
E' mais uma receitinha do livro de Donna Hay! A terceira até agora. Como ja falei, farei as mais interessantes (e sao muitas!) e pouco a pouco vou postando para voces.
A torta de café feita por minha mae é uma das lembranças mais gostosas da minha adolescencia, pois ela fazia um bolo delicioso de café e recheava com creme de chocolate e café e virava uma torta maravilhosa! Fazia geralmente aos domingos, o dia em que o almoço era sempre especial e o doce da merenda também! Pena que ela nao tenha mais a receita porque eu gostaria muito de faze-la com minhas proprias maos.
Entao, vi essa receita no livro de Donna Hay e resolvi executa-la. Sao muito gostosas! A minha filha ja pediu que os fizesse de novo! Adorou!
E um pedido de uma filha nao pode esperar, entao os refiz! Desta vez dobrei a quantidade de café soluvel porque queria acentuar o sabor do café na tortinha. 
Experimentem! Voces nao vao se decepcionar!



Ingredientes para as tortinhas:
100 g de manteiga (a temperatura ambiente)
225 g de açucar comum (eu: 120 g de açucar mascavo)
3 ovos
170 g de farinha de trigo (eu: 50 g de farinha integral e 120 g de farinha branca)
1 1/2 colher (das de cha) de café soluvel dissolvido em uma colher das de sopa de agua quente
30 g de avelas trituradas finamente
2 colheres (das de cha) de fermento em po (eu substitui o fermento quimico por 1 colherzinha de bitartarato de potassio  também chamado creme de tartaro, que comprei na farmacia e  1 de bicarbonato de sodio, pois juntos agem como um fermento para doces e é mais saudavel; curiosando pela net li a respeito deles e resolvi fazer essa mudança nas receitas que necessitam de fermento)

Ingredientes para a glasse de chocolate:
75 g de chocolate em barra meio amargo
60 ml de creme de leite fresco

Modo de preparar:
Colocar em uma vasilha a manteiga, o açucar, os ovos, a farinha de trigo com o fermento, as avelas trituradas e o café.
Misturar tudo usando um mixer em velocidade baixa, e aumentando a velocidade das paletas um pouco mais, bater até ficar tudo homogeneo.
Untar com manteiga 10 forminhas de muffins de 125 ml (eu usei forminhas de inox) e colocar em cada uma mais ou menos 2 colheres das sopa do composto.
Bater o fundo das forminhas na palma da mao para nivelar o composto e nao formar as calotas em cima como aconteceu na primeira vez que fiz (me lembrei dessa técnica que vi fazer uma chef de cozinha famosa por aqui, a Laura Ravaioli, aquela do Bolo de Maça postado meses atras).
Assar em forno pré-aquecido a 160º C por uns 25 minutos.

Nesse intervalo, preparar a glasse de chocolate:
Dissolver o chocolate com o creme de leite, em fogo baixo, até que forme uma mistura homogenea.
Retirar do fogo e deixar esfriar à temperatura ambiente (deve adensar um pouco).
Quando as tortinhas estiverem assadas e ja frias, colocar uma colher das de sopa de glasse sobre cada uma delas.
Nota: se formarem as calotas na parte superior, basta corta-las e virando-as de cabeça para baixo, colocar a glasse de chocolate sobre elas. Ficam mais bonitas assim! :)
Buon appetito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.