segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Extrato de Baunilha Caseiro (Homemade)!


A primeira vez que li sobre o extrato de baunilha caseiro foi aqui   (que na verdade é mais um xarope de baunilha que um extrato) e fiquei muito interessada, entao comecei a pesquisar e descobri através da web que tantos outros food-bloggers o fazem e a variaçao na quantidade de favas é grande, pois uns usam 2 favas para 250 ml, outros usam 3 favas para 500 ml e a escolha do liquido extrator também é variada: a maioria usa vodka, alguns usam somente alcool de cereais e outros uma mistura de alcool de cereais e agua mineral.
Entao resolvi preparar o meu como manda o figurino, ou seja, como determina a FDA (Food and Drug Administration: “é o órgão governamental dos Estados Unidos da America que faz o controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosmeticos , equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.” Fonte: Wikipedia).
Segundo a FDA um Extrato de Baunilha puro deve ser feito em uma soluçao com um minimo de 35% de alcool a 95º e 13,35 oz (onça; 1 onça corresponde a 28,35 g) de favas de baunilha em um galao de soluçao (que correponde a 3.785 ml). 
Entao fiz alguns calculos para produzir os meus 250 ml de extrato de baunilha, mas faltava ainda conseguir encontrar os ingredientes certos para a sua produçao e la vou eu ao centro da cidade procurar agua depurada (a agua mineral nao é o liquido correto para produzir um extrato que se possa chamar de puro), o alcool a 95º (que encontrei no supermercado, mas vendem também nas farmacias) e as favas de baunilha, ja que as do supermercado sao desaconselhadas, e esta foi a parte mais dificil da empresa! Consegui acha-las numa loja de produtos biologicos. Ah! Faltava ainda a garrafa que se fechasse hermeticamente e como so achei de no minimo 1 litro e eu precisava de uma de 500 ml, resolvi comprar um vaso com tampa hermetica e funcionaria igualmente.  Entao, munida de tudo que precisava para fazer o meu extrato, fui para o meu laboratorio (a minha cozinha, é claro!) e preparei uma soluçao com 40% de alcool.
Vamos entao às quantidades:
 
  100 ml de alcool a 95º
  150 ml de agua depurada
  25 g de fava de baunilha
 
Cortei as favas ao longo delas, raspei as sementinhas com a faca e depois em pedaços pequenos e coloquei tudo dentro dentro do vaso, esterilizado e enxuto.
Acrescentei o alcool e a agua e depois de fechar o vaso dei uma vigorosa agitada.
Cobri o vaso com um pedaço de papel aluminio (a soluçao deve ser protegida da luz) e o coloquei num dos compartimentos do armario da cozinha que abro menos, assim ficaria menos sujeito à luz quando se abrisse o armario.
O agitei uma vez por dia durante o primeiro mes, e de de vez em quando nos meses seguintes.
Nota: A agitaçao desempenha um importante papel na velocidade da dissoluçao, porque torna possivel o contato da droga com solvente menos concentrado do que o seria quando a extraçao ocorre sem a agitaçao.
Segundo a experiencia desta food-blogger (alias, o blog de culinaria mais bonito que tenho visto, pois as fotografias que ela tira sao maravilhosas!), o melhor resultado se obtém apos o 6º mes, entao eu o filtrei depois de 6 meses (a garrafinha da foto é de 100 ml e me serviu para tirar a foto e para poder dosar no momento de usar também porque o vaso tem a boca larga, entao fica mais dificil).
Conclusao: o extrato de baunilha puro, feito em casa e por minhas proprias maos é simplesmente DIVINO!
Foi uma verdadeira satisfaçao produzi-lo (me senti voltar no tempo, quando ainda frequentava a faculdade de farmacia e trabalhava com as formulas oficinais nas aulas de farmacotecnica) e agora a satisfaçao sera usa-lo.
Buon appetito!



6 comentários:

  1. Meu nome é Karla,e achei maravilhosa a sua experiência. Mesmo porque eu não bebo e me sinto desconfortável em utilizar a Vodka, ficando mais tranquila com o álcool sem rótulos. Me lembro muito de minha avó, na minha infância, ela colhia fava de uma trapadeira (orquidea) de seu quintal- ela mesmo polinizava a flor e colocava num vidrinho com alcool e depois de um tempo fazia as delícias para nós... Hoje coleciono orquídeas (tenho um exemplar desta trapadeira VANILA em meu quintal, mas não deu flor ainda) e sonho em sentir aquele maravilhoso cheirinho com gosto de infância,COM CERTEZA, VOU FAZER e volto pra falar. Parabéns pela dedicação e sucesso... Abraços...Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Karla! Obrigada pela visita e pelo carinho! Volte sempre e nao deixe de me contar como foi a tua experiencia na produçao do extrato Ok? Bjs, Lu

      Excluir
  2. Boa noite dá para fazer com hortelá pimenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rosa. Veja aqui neste link como faze-lo. Um abraço

      http://pt.wikihow.com/Extrair-%C3%93leo-de-Hortel%C3%A3-de-Folhas

      Excluir

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.