segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pao de Forma Super Facil! (Panbrioche)

Feliz Ano Novo a todos!
Desejo que 2012 seja um ano de sucessos  para todos! E espero que os paises em crise economica possam se recuperar e voltar a crescer. Que o ano possa começar com grandes esperanças e realizaçoes para todos!
Bom, indo ao ponto deste post, este pao na verdade é uma grande brioche (panbrioche como chamam os italianos). Macia e perfumada de manteiga que é uma maravilha! E tao facil de fazer como um bolo, pois a técnica é super simples, da mesma forma como se faz um bolo, ou seja, nao precisa amassar, basta misturar, entao para quem tem pouco tempo esta receita é perfeita! Mas uma coisa é necessaria: paciencia, pois a massa deve repousar na geladeira por no minimo 24 h até 5 dias!
A autora do blog onde vi essa receita diz que 48 h é um tempo suficiente para a massa amadurecer e render uma brioche macia e perfumada e assim eu fiz (na verdade eu preparei a massa na noite de uma quarta-feira e a assei no sabado pela manha, entao eu deixei na geladeira por umas 58 h.
Vi essa receita aqui, em um dos melhores blogs de cozinha que ja visitei! Na verdade eu prefiro fazer as receitas dos tantos livros e revistas que possuo, mas esta receita foi postada em italiano (e era irresistivel), entao resolvi nao somente faze-la, mas posta-la eu também.
Experimentem e voces vao gostar!


Ingredientes:
250 g de farinha de trigo especial
100 g de manteiga derretida e fria
75 g de agua à temperatura ambiente
2 ovos medios à temperatura ambiente
50 g de mel claro e de sabor delicado
3 g de fermento seco para pao (se preferirem usar o fermento fresco: 11 g dissolvido nos 75 g de agua - morna)
Uma pitada de sal

Modo de preperar:
Colocar numa vasilha grande os ovos levemente batidos, a agua, o mel, o sal e a manteiga derretida e misturar com um batedor de mao ou um garfo, até que fique tudo bem amalgamado.
Acrescentar a farinha com o fermento seco e misturar tudo.
Cobrir a vasilha com um filme plastico e deixa-la à temperatura ambiente por 2 horas.
Passado esse tempo, colocar a vasilha na geladeira por um minimo de 24 horas até no maximo 5 dias (como dito antes, a food-blogger aconselha deixar 48 horas que ficarà perfeita).
Depois do tempo de repouso, retirar a vasilha da geladeira e dividir a massa em 3 partes iguais formando cordoes do mesmo tamanho e fazer uma trança.
Colocar a trança numa forma de plumcake de 11 x 26 , forrada com papel manteiga (veja aqui como forra-la), ou bem untada com manteiga e cobrir com um pano umido deixando em repouso por umas 2 horas ou até que a massa chegue à borda da forma (pode-se também dividir em 4 pedaços e fazer 4 bolas que serao colocadas na forma, como eu fiz aqui, na receita do Pao Semi-integral com Mel).
Pincelar com manteiga derretida ou com um ovo batido antes de assar.
Assar em forno pré-aquecido a 180-190ºC por uns 30 minutos.
Buon appetito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.