domingo, 29 de abril de 2012

Feijao Tropeiro... di casa mia!

Eu adoro o feijao tropeiro, prato tipico de Minas Gerais! Minha mae o faz com frequencia e quando eu vivia la no Brasil o comia quando queria, mas chegando aqui nao conseguia faze-lo pela falta da farinha de mandioca. Resolvi a questao quando fui ao Brasil de férias porque trouxe comigo 1 kg da farinha de mandioca, também chamada farinha de guerra e ai pude reproduzi-lo aqui em casa. E depois de 7 anos aqui na Italia descobri que poderia encontrar o coentro que aqui se chama coriandolo (mas nao se encontra nos supermercados). Quanto me fez falta esse tempero que para o meu gosto é o melhor que existe. Compramos as plantinhas e agora eu tenho coentro na minha horta fresco e cheiroso! Sim, porque a minha mae o usa nesta receita e eu aprendi a faze-lo com ela. Ela o faz com o feijao verde ou "de corda", mas sei que se pode fazer com varios tipos de feijao, entao eu o faço com o feijao fradinho que é facil de encontrar por aqui. Existem receitas com o bacon e ovos cozidos, mas eu o faço mais simples e mais leve.
Colocarei a versao em italiano porque uma amiga da minha cunhada se lamentou que eu so faço pratos ou doces tipicos daqui da Italia, quando viu o meu blog, e a razao disso é que meu publico alvo sao os brasileiros (onde quer que estejam!), entao proponho comidas que nao fazem parte da nossa rotina (na maioria das vezes). Mas resolvi incluir as comidas brasileiras que gosto e assim colocarei, neste caso, a versao em italiano.
Vamos à receita.


Ingredientes:
2 xicaras de feijao fradinho ja cozidos
2 linguiças
Algumas folhas de coentro
1 scalogno
Oleo de oliva
3 colheres (sopa) de farinha de mandioca
Sal

Modo de preparar:
Retirar a pele das salsichas e corta-las em rodelas pequenas.
Frita-las em uma panela ante-aderente na sua propria gordura (nao colocar oleo porque nao precisa).
Escorrer as salsichas do oleo formado e reserva-las.
Em uma cassarola ante-aderente, colocar o oleo e deixar aquecer um pouco.
Acrescentar o scalogno (a minha mae usa a cebola, mas eu experimentei com o scalogno e gostei, entao faço com ele) picado e deixar dourar por alguns minutos.
Acrescentar o coentro picado, o feijao cozido (sem o caldo de cozimento) e deixar aquecer tudo em fogo baixo.
Acrescentar as salsichas e a farinha e misturar bem tudo, salgando se necessario.
Servir quente acompanhado de arroz branco. E' um prato completo!
Buon appetito!



Versione italiana "Feijao Tropeiro" ... di casa mia
Io adoro questo piato, tipico dello stato di Minas Gerais! Mia mamma lo fa spesso e io lo mangiavo sempre che volevo quando vivevo in Brasile, ma arrivando qui non riuscivo a farlo perché non si trova facilmente la farina giusta che è quella di manioca. Ho risolto il problema quando sono andata in Brasile in ferie e ne ho portato con me 1 kilo. Dopo 7 anni qui ho scoperto di poter usare il "coentro" che qui si chiama coriandolo. Si, perché mia mamma fa questa pietanza con il coriandolo ed io ho imparato a farlo con lei. Però il coriandolo non si trova al supermercato ma nei negozi che vendono piante tanto ornamentali quanto da mangiare, della zona, allora l'abbiamo comprato in vasi e piantato nel nostro orto. E da ora in poi non mi mancherà più il coriandolo! Ma andiamo a vedere cosa occorre per fare questo piato:

Fagioli "Tropeiro" (cucina brasiliana)
2 tazze di fagioli dell'occhio nero, cotti
2 luganeghe fine
Un piccolo mazzo di coriandolo
1 scalogno
2 cucchiai (tavola) di olio d'oliva
3 cucchiai (tavola) di farina di manioca
Sale

Preparazione:
Togliere la pellicina delle salsicce e tagliarle a rondele piccole.
Friggerle in una padella anti aderente (non serve aggiungere l'olio).
Scollarle dall'olio e metterle da parte.
Mettere l'olio d'oliva in una padella anti aderente, capiente, e riscaldarlo un po’ prima di aggiungere lo scalogno tritato.
Aggiungere il coriandolo tritato, i fagioli (senza l'acqua di cottura) e mescolare tutto a fuoco lento.
Aggiungere la salsiccia e la farina mescolando bene il tutto. Salare se necessario.
Servire caldo con riso in bianco. E' un pasto completo!
Buon appetito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.