domingo, 13 de maio de 2012

Torta Coraçao...Feliz Dia das Maes!

ORAçAO PARA A MINHA MAE!
"Quero te agradecer, menino Jesus, pela mae que me deste,
te agradeço pelos beijos que ela me deu, por todas as vezes que cuidou de mim, por quando me ensinou a caminhar  e pelo amor com que me fala.
A minha mae é como um tesouro precioso, é um doce abraço no qual repouso,
é a criatura mais linda do mundo!
Faça, ò Senhor, que esteja sempre ao meu lado.
Parabéns mae!"
Ouvi este poema hoje pela manha da minha amada filha quando acordou, ainda em pijama, pois tinha memorizado na escolinha para recita-lo hoje, no Dia das Maes.
Nao preciso dizer que meus olhos se encheram de lagrimas de joia e alegria! Sou muito sensivel a esse tipo de manifestaçao e me emociono! 
Traduzi a oraçao para colocar aqui, pois a original é com rima e diz assim:
"Voglio dirti grazie, Gesù bambino, per la mamma che mi hai posto vicino, Ti ringrazio per i baci che mi ha dato, per tutte le volte che mi ha cullato,per quando mi ha insegnato a camminare e per l'amore con cui mi sa parlare.
La mia mamma è come un tesoro prezioso, è un dolce abbraccio in cui riposo, è la creatura più bella del mondo! Fà o Signore che sia sempre a me intorno. Auguri Mamma!"
Entao, com as baterias carregadas de amor de filha, arregacei as mangas e fiz esta torta a forma de coraçao, tirada de um dos livros de culinaria italiano, recebido da minha irma. E' uma torta deliciosa e vale a pena faze-la sempre (ja fiz varias vezes). Experimentem!


Ingredientes para o  bolo:
3 ovos
120 g de açucar (eu: 90 g e açucar mascavo)
100 g de farinha de trigo
50 g de fécola de batata
2 colheres (cha) de fermento em po
1 colher de extrato de baunilha
70 g de manteiga derretida

Modo de preparar:
Bater os ovos com o açucar até aumentar de volume.
Acrescentar o estrato de baunilha, a farinha, a fécola e o fermento e continuar a bater.
Acrescentar a manteiga derretida e homogeneizar tudo.
Colocar a massa em uma forma a forma de coraçao, unta de manteiga e pulverizada de farinha de trigo.
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

Enquanto o bolo assa, preparar o recheio/cobertura.

Ingredientes:
200 g de mascarpone
2 gemas
60 g de açucar semolado
50 g de chocolate meio amargo

Modo de preparar:
Bater as gemas com o açucar em banho-maria por alguns minutos (basta apoair a tigela de vidro ou de inox em uma panela com um pouco de agua fervente; é um sistema de segurança para nao comer a gema crua; faço assim também no Tiramisù).
Acrescentar o chocolate em pedaços e deixa-lo dissolver, sempre batendo a mistura.
Retirar do fogo e continuar batendo para esfriar um pouco, antes de colocar o mascarpone e continuar batendo até ficar um creme homogeneo.
Reservar na geladeira.

Ingredientes para o xarope (usado para molhar o bolo):
4 colheres (sopa) de açucar (eu: 2)
1 copinho do licor Grand Marnier (eu: Cointreau por nao ter o licor indicado)
2 copinhos de agua

Modo de preparar:
Aquecer todos os ingredientes no fogo até ferver e deixar por alguns minutos.
Retirar do fogo e deixar esfriar.

Montagem da Torta Coraçao:
Cortar o bolo ao meio, horizontalmente e depois de frio.
Usar metade do xarope para molhar toda a base dele.
Colocar 1/3 do creme de mascarpone e espalmar uniformente.
Cobrir com a outra metade do bolo, molhar com a outra metade do xarope (furar com um garfo toda a superficie antes de colocar o xarope para que penetre bem).
Cobrir a torta com o restante do creme.
Cobrir com raspas de chocolate branco (100 g) e preto (50 g), desenhando um coraçao com este ultimo, como podem ver na foto abaixo.
Nota: eu fiz as raspas usando um descascador de verduras.
Buon appetito!


As flores abaixo foram presentes do meu amado marido, colhidas no nosso jardim: rosas e iris.

Ofereço a todas as maes do mundo esta linda rosa, principalmente à minha querida mae !
Feliz Dia das Maes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.