quinta-feira, 7 de junho de 2012

Torta de Aniversario para Lara

Ontem foi o sexto aniversario da minha mais linda, amada e adorada criaçao, a minha filha! E é claro que eu nao poderia deixar de fazer uma torta como ela queria: varias camadas de bolo de chocolate recheado, com cobertura de creme de leite montado e Hello Kitty na decoraçao! Eu acrescentei um pouco de cor com aquelas balinhas coloridas de chocolate, chamadas smarties. Ela me disse quando viu a torta pronta: "Exatamente como eu queria!" Otimo! Fiquei muito feliz!
Esta receita eu peguei no site de Donna Hay, meses atras, onde se encontram tantas receitas e algumas delas fazem parte do livro que adquiri meses atras. E como esta torta recheada casava exatamente com o que a minha filha queria, resolvi prepara-la.
Realmente deliciosa! O recheio é maravilhoso, macio, doce na medida certa. O bolo de chocolate é muito macio também e acredito que seja a presença do leitelho que dà esta caracteristica.
A minha pimpolha ficou radiante com a sua torta de aniversario e a comeu de boa vontade!


E hoje é o 1º aniversario do blog, entao dedico uma grande fatia da torta para este blog, que tem me dado satisfaçoes, me diverte, me ajuda no aperfeiçoamento culinario, pois tenho aprendido bastante sobre o assunto e tenho me aprimorado muito na realizaçao dos pratos que cozinho.
Experimentem!

Ingredientes para o bolo de chocolate (nome original: Four tier chocolate layer cake de Donna Hay): as quantidades abaixo sao o dobro da receita original, pois queria que ficasse uma torta alta.
250 ml de agua
120 g de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pò, peneirado
300 g de farinha de trigo, peneirada
1 colher (cha) de bicarbonato de sodio, peneirado
220 g de açucar comum (este ingrediente eu nao dobrei)
2 ovos grandes
120 ml de leitelho
1 colher (cha) de extrato de baunilha

Modo de preparar:
Colocar a agua, a manteiga e o chocolate em po em uma panela e deixar aquecendo em fogo médio até derreter a manteiga e os ingredientes estejam misturados. Reservar.
Colocar a farinha de trigo, o bicarbonato de sodio e o açucar em uma vasilha e acrescentar a mistura com o chocolate e homogeneizar tudo.
Acrescentar os ovos, o leitelho e o extrato de baunilha e misturar bem tudo.
Dividir a massa em duas formas redondas de 18 cm, forradas com papel manteiga ou untadas de manteiga (eu coloquei um disco de papel manteiga no fundo da forma e untei um pouco com manteiga nas laterais).
Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por 40-45 minutos ou até que espetando um palito no centro do bolo este saia limpo (mas atençao a nao abrir o forno antes que o bolo comece a cheirar).
Deixar os bolos esfriando nas proprias formas por 5 minutos.
Desenformar os bolos, colocando-os sobre uma grelha para esfriar completamente.

Ingredientes para o recheio  (Chocolate cream cheese):
50 g de manteiga
250 g de queijo cremoso (tipo Philadelfia)
160 g de açucar de confeiteiro, peneirado
60 g de chocolate em pò, peneirado

Modo de preparar:
Colocar a manteiga e o queijo em uma vasilha e bater com um mixer eletrico por 6 a 8 minutos ou até que o creme fique claro e cremoso.
Acrescentar o açucar e o chocolate em po e bater por mais 6 a 8 minutos, ou até que fique com um aspecto claro e fofo (macio).

Montar o Bolo de Aniversario:
Cortar cada bolo em duas partes (obtendo 4 discos), no sentido horizontal procedendo assim:
a) Marcar com a ponta de uma faca uma linha na metade do bolo, circundando-o com a ponta da faca, onde ele sera cortado;
b) Passar uma linha de costura ou cordao pela fenda feita com a faca e ir puxando como se serrasse o bolo.
Outra técnica: enlaçar o bolo com a linha, apoiando-a no corte feito com a faca e dar um nò, puxando as pontas da linha na nossa direçao, cortando assim o bolo de forma homogenea (normalmente é essa a técnica que uso).

Molhar a base do bolo com uma mistura de leite e nesquik (fiz a mistura com 100  ml de leite e 1  colher de nesquik) . 
Colocar na base do bolo 1/3 do recheio preparado e espalmar homogeneamente.
Cobrir com um disco de bolo e molhar com a mistura de leite e nesquik e rechear, procedendo assim até terminar os discos de bolo.

Montar 250 ml de creme de leite fresco com 1 colher (sopa) de açucar de confeiteiro.
Colocar o creme montado em toda a superficie do bolo.
Passar uma espatula ao redor de todo o bolo para nivelar bem a cobertura.
Colocar o enfeite de Hello Kitty na parte superior do bolo e arrumar os bombons (smarties) fazendo a decoraçao (aqui fica ao critério de cada um, como se sabe ou como se quer fazer...soltem a imaginaçao de voces! Eu fiz montinhos de creme de leite montado usando o saco de confeitar com o bico a forma de estrela ao redor do bolo, na base e na parte superior; nao sou experiente com decoraçoes de bolo, entao faço do jeito que consigo, sem técnica).
Conservar na geladeira até o momento de servir.
Buon appetito!

Tanti AUGURI Lara!

 PARABENS Doce Magia!



      







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.