sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pudim de Café

Se tem um doce que adooooooooro, este é o pudim! A sua textura, doçura, sabor sao inigualaveis! Tenho otimas recordaçoes do pudim que a minha mae fazia quando eu era criança, pois esperavamos com ansiedade o momento de come-lo! Naquele tempo a minha mae sempre fazia cursos de culinaria e trazia para casa comidas saborosas preparadas no curso, so nao me lembro se reproduzia para nos :) ...acredito que sim, mas do pudim de leite que fazia lembro-me perfeitamente!
Pois bem, resolvi preparar um, ainda mais porque nao gosto de desperdiçar alimentos, entao se algo esta para vencer, como neste caso, o leite fresco que dura pouco na geladeira, pensei logo como poderia aproveita-lo e fui atras de uma receita que precisasse de pelo menos meio litro de leite, entao o escolhido foi um pudim. Além de aproveitar o leite acabei dando uso a algumas gemas congeladas ha uns dois meses (quando sobram de alguma receita as congelo e para usa-las basta deixar algumas horas na geladeira e depois à temperatura ambiente e estarao prontos para o uso).
Na minha Enciclopedia della Cucina Italiana, volume Dolci al cucchiaio e frutta, tem muitas receitas de pudins e acabei escolhendo esta com café que é um dos sabores preferidos do meu marido e meu também. Querem saber o resultado?
Hummmmmmmmmmmm! Bom demais!
E' rapido, economico (se cozinha em alguns minutos no fogao e nao no forno) e delicioso! Querem mais do que isso?!
Experimentem sem medo de errar!




Ingredientes:
500 ml de leite
4 gemas
60 g de açucar
1 colher (sopa) de café soluvel
1 colherzinha de chocolate em pò amargo
30 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de licor de café

Modo de preparar:
Ferver o leite e adicionar o café soluvel mexendo bem para dissolve-lo.
Colocar as gemas e o açucar em uma panela e mexer até mistura-los bem. Acrescentar a farinha e o chocolate e amalgamar bem tudo.
Ir colocando o leite com o café aos poucos mexendo continuamente o composto até estar tudo bem misturado e levar ao fogo médio até fervura, mexendo sempre e cozinhar o composto por 10 minutos.
Deixar amornar em uma vasilha de vidro (se formaram alguns grumos pequenos e para solucionar o problema passei o composto por uma peneira ao transferir da panela para a vasilha de vidro, para faze-lo esfriar mais rapido), colocar o composto na forma para pudim molhada com a colher de licor de café e deixar esfriar antes de colocar na geladeira por umas 2 horas.

Enquanto isso preparar as Ameixas em calda (esta foi uma opçao minha, e as quantidades peguei usando a minha intuiçao). Na receita a guarniçao era de chantilly em torno à base do pudim e também em cima com um pouco de chocolate meio amargo derretido, mas eu preferi mudar a calda porque gosto muito com calda de ameixas).

100 g de ameixas secas sem caroço
150 ml de agua
40 g de açucar mascavo (mais ou menos 3 colheres rasas)

Colocar tudo no fogo e deixar fervendo por alguns minutos, fazendo engrossar a calda. Deixar esfriar.

Transferir o pudim para um prato de servir e arrumar as ameixas na base e algumas em cima, jogando a calda toda sobre o pudim.
Delicioso!
Buon appetito!




 
VERSIONE ITALIANA
 
BUDINO AL CAFFE'
 


Ingredienti:
500 ml di latte
4 tuorli
60 g di zucchero
1 cucchiaio di caffè solubile
1 cucchiaino di cacao amaro
30 g di farina 00
1 cucchiaio di liquore al caffè

Preparazione:
Portare a ebollizione il latte in un tegamino, aggiungere il caffè solubile, mescolare bene e togliere dal fuoco.
Lavorare in una pentola i tuorli con lo zucchero fino a ottenere um composto omogeneo, incorporando anche la farina e il cacao.
Unire il latte con il caffè poco alla volta, mescolando continuamente, e portare a ebollizione, continuando a mescolare, e fare cuocere per 10 minuti a fuoco medio.
Togliere il budino dal fuoco, farlo intiepidire e versarlo in uno stampo spennellato con il liquore e poi farlo raffreddare in frigo per 2 ore circa (se si formano dei grumi basta passarlo tramite un passino oppure frullarlo con il mixer).

Nel frattempo, preparare le Prugne sciroppate (questa è stata una mia scelta e ho preso le quantità usando la mia intuizione). La ricetta prevedeva una guarnizione di chantilly alla base e sopra il budino ma ho preferito usare le prugne che mi piaciono molto).

100 g di prugne secche senza nocciolo
150 ml di acqua
40 g di zucchero di canna

Far bollire tutto lasciando adensare il sciroppo che si forma. Far raffreddare.

Sformare il budino su un piatto da portata e decorare la base con le prugne, qualcuna anche sopra e lo sciroppo sopra il budino.
Delizioso!
Buon appetito!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.