quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Focaccia Doce com Uva-Passas

Esta receita eu vi aqui, em um blog que sigo e gosto muito, onde encontro sempre reeitas de paes, focaccias e brioches com otimo resultado, entao confio 100% nas receitas da autora, inclusive comprei o livro dela recentemente e devo em breve postar alguma receita dali.
Eu adoro focaccia, seja salgada (faz sucesso entre as maes da escola de minha filha, pois varias ja a experimentaram) ou doce.
Nesta eu coloquei metade de uva-passas e metade de mirtilos vermelhos secos, que gosto muito! Ficou tao macia e muito gostosa! Ja fiz varias vezes.
Ai vai a receita:
 
 
Ingredientes para uma placa do forno de 25 x 35 cm, mais ou menos: (eu fiz metade da receita)
500 g de farinha forte (350 W de força)
220 g de agua morna, mais ou menos
4 g de fermento seco para pao
100 g de manteiga à temperatura ambiente
7 g de sal
50 g de açucar
120 g de uva-passas (coloquei metade uva-passas e metade mirtilos vermelhos secos)
Para a superficie:
180 g de açucar de cana
80 g de manteiga
 
Modo de preparar:
Lavar bem as uva-passas e coloca-la de molho na agua por uns 15 minutos; peneirar e enxuga-las bem.
Colocar numa vasilha a farinha, a agua, o açucar e o fermento e mistura-los; acrescentar a manteiga e amassar bem, e se necessario adicionar um pouco de agua (eu nao precisei colocar); pegar a massa ja bem amassada e dividi-la em 4 pedaços, abrir o primeiro pedaço em um disco e colocar 1/3 das uva-passas, cobrir com outro disco de massa e proceder assim até terminar tudo (ver fotos);
 
 
 
 

Formar uma bola com a massa e as uva-passas e colocar em uma vasilha unta de manteiga, cobrir com um filme plastico e deixar fermentar até dobrar de volume (este procedimento pode ser feito no mesmo dia ou entao à noite, deixando a massa fermentar por 1 hora e colocar na geladeira até a manha seguinte e neste caso, antes de colocar a massa na placa serà necessario deixa-la à temperatura ambiente por no minimo 2 horas); estender a massa na placa do forno forrada com papel manteiga e deixar dobrar de volume de novo; fazer buracos com os dedos, colocar um pedacinho de manteiga e cobrir com o açucar.
 
 
Assar a 200°C por 20 minutos. Depois de frio, o momento melhor: degusta-la!
Buon appetito!
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA-SE CONVIDADO A COMENTAR! ACEITO CRITICAS (CONSTRUTIVAS!), SUGESTOES, ETC.